Dicas sobre prevenção


É fundamental que lhe sejam fornecidos fatos básicos e importantes a respeito do tratamento e prevenção das doenças que afetam as gengivas e os dentes. Dessa forma, será possível sua total cooperacão, indispensável para um bem sucedido tratamento.

A inflamação da gengiva, assim como a cárie dentária, são infecções causadas por bactérias que se depositam na superfície dos dentes formando colônias, constituindo a placa dental bacteriana,.As placas ficam fortemente aderi das aos dentes e são de difícil remoção. Seus produtos de escreção são altamente nocivos aos tecidos dentários e gengivais.A escovação dentária, da forma tradicional como é executada, não é eficaz nem garante remoção total da placa dental, principalmente em áreas e superfícies de difícil acesso(entre os dentes e dentro do espaço delimitado pela gengiva e o dente).

O tratamento e a prevenção das doenças da gengiva e do dente(inflamação da gengiva e cárie )baseiam-se na cnidadosa eliminação da placa dental ao menos duas vezes ao dia pelo paciente, na restrição da ingestão de alimentos cariogênicos( que contem açúcar refinado), na remoção mecânica da placa e através de um programa de supervisão profissional de manutenção,executadas por dentistas e higienistas. O intervalo dessa revisão irá depender do grau de risco à doença que sua dentição apresentar. A aplicação tópica de flúor e a escovação dos dentes com dentifrícios contendo flúor é fundamental para aumentar a resistência dos dentes a cárie dentária, mesmo que em algumas cidades exista fluoretação da água potável.

A sua compreensão e motivacão são essenciais para manter íntrega a saúde dentária, sem cáries e sem destruição dos tecidos periodontais(gengiva e osso alveolar). Observe, portanto:
l-Evite açúcar refinado e industrializado, principalmente entre as refeições(incluindo o cafezinho com açúcar).
2-Selecione pasta dentifrícia contendo flúor e beba água potável filtrada onde o sistema é fluoretado.
3-Limpe bem seus dentes, pelo menos duas vezes ao dia(molares e pré-molares e os espaços interdentários com fio dental ou escovas interproximais) com técnica apropriada e demonstrada por um profissional.
4-Integre um programa de revisão periódica profissional de controle de placa bacteriana, sem o que não garantirá a manutenção da cura.

É muito importante que os fatos básicos do tratamento e prevenção das doenças de gengivas sejam conhecidos. Somente dessa forma tornará possível sua total colaboração, condição essencial para o sucesso do tratamento.
Todos nós temos grande quantidade de micróbios na boca que produzem uma substância cimentante que os cola na superficie dos dentes, constituindo o que se chama de placa dental bacteriana. A partir da formação da placa podem se iniciar doenças da gengiva e cárie. Como não se consegue remover a placa bacteriana somente pela escovação, tal como é usualmente realizada, praticamente toda a população sofre de doenças de gengiva, em grau variável.
O tratamento e a prevenção das doenças de gengiva se assentam, portanto, na cuidadosa remoção da placa bacteriana pelo menos uma vez ao dia. Para isso são necessárias ahwmas condicões:
l-Substituição da maneira ineficiente de escovação, utilizado por todos nós, por técnicas eficientes, altamente meticulosas. Outros meios de remoção da placa devem, também ser usados, como fio dental, escovas interdentais e outros, que serão recomendados, de acordo com suas necessidades.
2-Remoção completa, pelo dentista, do cálculo(tártaro) dental situado acima e abaixo da gengiva, pois os micróbios ficam retidos nas porosidades do mesmo cálculo.
3-Correção das obturações ou próteses que retenham as bactérias(micróbios).
4-Retorno obrigatório ao consultório entre 2 a 6 meses para o tratamento de MANUTENCÃO, constituindo condição essencial para a continuidade da cura das doenças de gengiva. Grande parte do tratamento de manutenção pode ser realizado por um assistente, ou higienista dentário formado em escolas de odontologia oficializadas.

RAZÕES PARA O TRATAMENTO DE MANUTENCÃO
l-É muito difícil que se remova completamente toda a placa bacteriana, principalmente nos últimos molares e nos espaços entre os dentes.
2-Também é normal que após o término do tratamento, a meticulosidade da remoção da placa pelo paciente, se reduza e que se comece a voltar aos hábitos antigos de escovação, que não removem completamente a placa bacteriana. Entretanto com o correr do tempo o hábito do correto controle da placa bacteriana se consolida, reduzindo o número de consultas necessárias para o tratamento de manutenção.
3-A doença de gengiva pode deixar deformidades na gengiva que tornem mais difícil a total remoção da placa bacteriana e, exigir cirurgias que poderiam ser evitadas. Nos tratamentos de manutenção o dentista localizará as regiões com problemas, as tratará se necessário, e principalmente ensinará a maneira correta de remover completamente a placa bacteriana em redor dos dentes, de uma forma eficaz. Um programa como este, leva à cura e prevenção das doenças de gengiva, proporcionando contínua saúde da gengiva e dos dentes, isto é: sem supuração e foco de infecção gengival, com o máximo de eficiência da mastigação e de conforto e com a inconfundível estética dos seus próprios dentes, associada ao hálito agradável que caracteriza a boca em saúde. Os benefícios, sem dúvida, justificarão o seu esforço diário para o controle da placa bacteriana, e as visitas periódicas para o tratamento de manutenção poderão até diminuir de intencidade. "EVITE PERDER PREMATURAMENTE OS SEUS DENTES."

"OS BENEFÍCIOS JUSTIFICAM SEU ESFORÇO"

Dr.Paulo Rubens Aroeira
Especialista em Implantes Dentários - CRO-RJ 9407
Rua Senador Dantas.07/201 - Centro -RJ
Tel: 2262-9420